Home » Sobre nós





O Luiz da Rocha é um espaço centenário que se constitui como um marco histórico da cidade de Beja, companheiro de muitas gerações e de muitas vivências e, sobretudo, uma referência incontornável da doçaria conventual alentejana.

Existem muitos aspetos que fazem deste um espaço único, como tal, podemos encontrar os famosos porquinhos doces, a tarte de amêndoa, os doces conventuais, as queijadas de requeijão, as trouxas-de-ovos, as irresistíveis empadas de galinha, entre muitas outras especialidades, as quais fazem parte de um conjunto de iguarias que contribuíram para aprimorar o património gustativo de muitas gerações de alentejanos e não só.

O Luiz da Rocha é muito mais do que uma pastelaria singular, muito mais que um simples café e muito mais que o um restaurante esmerado. É um espaço único e acolhedor que proporciona à cidade de Beja um agradável ponto de encontro, lazer, comunicação e descontração, mantendo vivo o espírito e o ambiente dos clássicos cafés-tertúlia, onde se discute e debate a vida social bejense, a política nacional, o desporto ou a cultura.

Atualmente existe um segundo espaço, ou uma extensão do Luiz da Rocha, na Avenida Fialho de Almeida em Beja, que surgiu da necessidade de levar os tão aclamados produtos deste local até à zona periférica da cidade, facilitando o acesso a todos os que apreciam estas iguarias.

A excelência e qualidade do seu serviço acompanha há mais de 120 anos o pulsar da vida bejense, servindo para reforçar ainda mais a sua história, o seu sucesso e distinção.

Luiz da Rocha foi o homem que há mais de um século fundou o café e pastelaria mais apreciados do Baixo Alentejo. Este era natural de Vagos (no distrito de Aveiro) e veio para a cidade de Beja com apenas 14 anos de idade, para a casa do doceiro Baltazar, que confecionava bolos e amêndoas na antiga Rua do Buraco, hoje Rua Dr. Brito Camacho. Foi assim que aprendeu o ofício de doceiro e encontrou os meios que necessitava para se estabelecer por conta própria. Recuperou algumas das receitas dos conventos e com elas adoçou a boca de gerações de bejenses e de pessoas de vários pontos do país, que aqui vinham provar o seus bolos cujas receitas perduram até aos dias de hoje.

Apesar da força do tempo e da história, o Luiz da Rocha modernizou-se e adaptou-se às necessidades presentes, sem nunca perder a sua matriz original, o espírito e a magia que há muito o transformou numa lenda viva da cidade de Beja.

azulejos








Luiz da Rocha | Copyright © 2013-2017 - Todos os direitos reservados | Design por Dora Borralho e Vitor Gregório